segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Importância do Épico

Desde os tempos mais antigos, os povos têm cantado em verso e em prosa seus heróis e suas conquistas utilizando-se de narrativas épicas. Seus modelos de virtude, coragem e determinação sempre foram cantados em versos grandiosos que se perpetuaram através dos tempos até chegar aos nossos dias.

Nas histórias, constituídas de sagas em que mesclam aventuras de reis, soldados, heróis e gente comum, aos poucos cada povo, cada nação, foi deixando marcada a sua passagem pela terra. Muitos desses povos hoje sequer existem mais. Contudo, suas histórias permaneceram e se tornaram eternas.

Assim, o esforço desses primeiros brasileiros que foram os primeiros a ter a audácia e a coragem de escrever épicos baseados em nossa história é de um valor incalculável. Bento Teixeira, Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manoel da Costa e Teresa Margarida da Silva e Orta foram os pioneiros na tentativa de dar ao povo brasileiro um lugar entre os imortais da história da humanidade.

4 comentários:

  1. Achei interessante para pesquisas... mas deveria ser mais completo. Que tal aprofundarem as pesquisas?

    Carlos, aluno do 9º ano

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante, boas matérias para pesquisa.
    Continuem assim.

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom o blog de vocês. Pois incentiva aos alunos a estarem estudando cada vez mais e além disso, suas postagens, por serem diversificadas e motivadoras, atendem ao perfil e a necessidade de cada de cada aluno.
    Parabéns! Continuem sempre assim, inovando em seu Blog.

    ResponderExcluir