sexta-feira, 22 de maio de 2009

Poetas Épicos Brasileiros


Pouco mais de um século havia se passado desde que o Brasil fora descoberto. As poucas cidades existentes aqui nas terras brasileiras eram pequenas e, por estarem distantes umas das outras, o contato entre as mesmas era insignificante. Havia contato somente com a metrópole portuguesa.

Contudo, mesmo assim aqui nas terras do Novo Mundo começaram a surgir as primeiras manifestações literárias. Os primeiros poetas, naturalmente, seguiam os modelos europeus e, mais especificamente, os modelos portugueses. Esses poetas, é preciso reconhecer, enfrentavam enormes dificuldades para divulgar suas obras. Muitas vezes, mal alcançavam as demais cidades e vilas da colônia.

Bento Teixeira, autor de “A Prosopopéia”, viveu nos anos finais do século XVI e primeira metade do século XVII. Ele é considerado o primeiro poeta brasileiro. Alguns, por outro, afirmam que ele deve ser considerado um autor português.

Frei José de Santa Rita Durão era mineiro, tendo vivido no século XVIII. Sua obra mais conhecida é o “Caramuru”. A obra é um verdadeiro tributo à sua terra natal.

Basílio da Gama, outro mineiro, viveu na segunda metade do século XVIII. Ele escreveu vários poemas, sendo o mais famoso “O Uraguay”, escrito em 1769.

Finalmente, Cláudio Manoel da Costa, mineiro – naturalmente – foi jurista e poeta luso-brasileiro dos tempos coloniais. Sua obra de maior destaque é “Villa Rica”, de 1773.
Para fechar com chave de ouro, uma raridade de valor inestimável: Teresa Margarida da Silva e Orta, uma escritora luso-brasileira do século XVIII cuja obra começou a ser reconhecida somente a partir do século XX.

2 comentários:

  1. vocês estão de parabéns!...continuem a serem dedicados como estão sendo Ok? Adorei as postagens , e sempre estou dando uma olhadinha.
    sou pedagoga, meu nome é Adriani Guimarães. Beijos...

    ResponderExcluir
  2. O blog está muito bom. Os textos estão excelentes e o layout do blog ficou muito bom. Achei a ideia do blog muito interesante .
    Meu nome é Lucas Henrique dos Santos e estou no quarto periodo de comunicação social.

    ResponderExcluir